terça-feira, 19 de junho de 2012

Considerações finais - I Feira Cultural Indígena.

Elizabeth Leite quixabeira

Feira realizada em sala de aula foi o coroamento da disciplina “Educação indígena”. Quero dizer que foi uma oportunidade para concluirmos de forma mais ampla as diversas tribos indígenas existente no nosso estado do maranhão. Serviu para nos conscientizarmos que somos de fato um povo de cultura indígena diversificada, e que cada um destes povos tem a sua beleza original e riqueza própria em sua forma de se organizar econômica, política e culturalmente. De uma riqueza que torna belo e completo o rosto de cada maranhense.


Marlene Lobato

A realização da nossa 1ª Feira Cultural Indígena, foi de suma importância para todos nós. Pois ,com os conhecimentos adquiridos durante o período em que a Professora Maria Laetitia esteve conosco deixou um bom legado do que vem a ser a cultura indígena em todos os aspectos tanto social ,político, econômico e religioso e suas diversidades.Através dos vídeos,aulas expositivas e a visita ao Museu Arqueológico,foi que deu ênfase para a nossa feira cultural indígena ter o sucesso que com certeza foi o almejado pelos grupos. Os grupos se caracterizaram de acordo com a sua etnia.Houve a exposição dos artesanatos , comidas típicas e outros acessórios da cultura indígena. A intervenção da nossa orientadora com os grupos apresentados foi enriquecedor. A visita do público(de outra sala), da direção e alguns professores que vieram prestigiar o nosso evento, tudo isso foi maravilhoso. Tivemos oportunidades de conhecer as outras etnias e seus artesanatos, suas origens e suas culturas. Parabéns, Professora Maria Laetitia, você é uma Grande Líder


Maria da Glória Macedo Pinheiro
A realização da I Feira Cultural Indigena, foi necessária para demostrarmos as tribos abordadas dos dois troncos lingustico Macro-jê e Tupu- Guarani, com o objetivo de expor através de maquetes seus vários tipos de moradia de acordo com as tribos, exemplos concretos de algumas comidas pertencentes a sua culinaria , peças artezanais fabricadas e utilizadas por eles de acordo com suas manifestações e alguns cartazes que ilustravam fotos e leis que representam aos indios. Abordar e expor sobre essas tribos foi de grande importância para sabermos e passarmos o conhecimento especifico e necessário do enorme valor e contribuição dessas tribos para a nossa sociedade, que desenvolve com a existencia dos seus trabalhos, historias e costumes desses povos.



Em relaçao a feira cultural indígena, foi de grande relevancia pois mostrou a diversidade cultural indígena. Apesar de ser os primordios da terra brasileira sao bem poucos conhecidos. Essa feira trouce informaçoes de estrema importância da nossa historia, nos fazendo conhecedores de suas etnias suas crenças e religiões, em fim conhecedores de sua forma de viver diferenciada do homem branco,que muito contribuiu e contribui pra nossa patria amada Brasil.


Marilourdes de Menezes Ferreira

Participar da I Feira cultural Indígena foi muito importante e produtivo para mim, pois através desta tive a oportunidade de entender e conhecer melhor os povos indígenas, de interagir  com a turma e de adquirir um aprendizado bem maior sobre as comunidades indígenas já existentes, podendo vivenciar cada momento da feira de forma positiva. Hoje tenho uma imagem totalmente diferente dos índios, pois aprendi a valorizar mais essa cultura tão rica e tão importante para nossa vida. 

Silmara Sousa Froz
Com a disciplina Educação Indígena,  foi nos  dado o privilégio de participarmos da I Primeira Feira Cultural Indígena,  foi possível identificar todo  o processo ocorrido pelos povos indígenas no Maranhão, os seus costumes, suas localizações, suas tradições, e os seus direitos. Salienta-se também,  a necessidade de reconhecer e valorizar a identidade étnica específica de cada povo, compreender suas línguas e suas formas tradicionais de organização social. Nesta conclusão, pode-se afirmar que com tudo que foi desenvolvido e explanado pelas equipes,  houve um crescimento pessoal e profissional, porém fundamental para minha vida. Amei essa disciplina,as atividades que foram desenvolvidas e principalmente  a feira, foi de grande proveito para um aprendizado novo, além de ter sido uma ferramenta fundamental para o processo educacional.



Silvia Sena

Assim A feira cultural foi muito importante para mim, porque aprendi mais um pouco sobre os povos indígenas, assim fiquei conhecendo melhor suas culturas, seus costumes, alimentação. Eu fui orientada pela minha equipe na organização de tarefas que foram desempenhadas.  Assim trabalhamos em equipe. Foi na feira que conheci os artesanatos, instrumentos de pesca e de onde sai seus alimentos. Foi de bom proveito.

Um comentário:

  1. Prezadas Acadêmicas:

    Elizabeth Leite Quixabeira,Silvia Sena, Silmara Sousa Froz, Marilourdes de Menezes Ferreira,Maria dos Remédios dos Santos Lopes, Maria da Glória Macedo Pinheiro, Marlene Lobato.

    As considerações efetuadas, indicam a importância do trabalho realizado por todos que fazem parte do processo.

    As considerações sobre a I FEIRA CULTURAL ÍNDIGENA: " O Índio do Maranhão. O Maranhão dos índios", deveriam estar em um só arquivo com as fotos do evento, não precisaria tantos arquivos separados. REVEJAM!!!

    Profª. Maria Laetitia

    ResponderExcluir