A
presença dos povos indígenas no maranhão, é muito antes da chegada dos
colonizadores em nossa região. No século XVII, na região maranhense se encontravam pelo menos
250 mil índios de cerca de 30 etnias distintas, dessas somente algumas insistem
em sobreviver como os Krikati, canelas Guajajárs káapor, Awa Guajá, que
atualmente corre risco de instinção se a sociedade deixar ao acaso, o destino
desses povos. Suas histórias são marcadas pela violência, fogem das ameaças
constantes, da escassez intensa ou do preconceito. Na atualidade os povos
indígenas são quase 30 mil índios, divididos em dois grandes grupos: que são os
Tupi-Guarani e os Macro-jê. Os de tribo Tupi-Guarani: os Guajajaras, os Guajà,
os Kaapor e os Tembé. Os
de cultura MacroJè são: os Canelas, Apaniekra e Ramkokamekra, Krikati e Gavião,
estes grupos estão espalhados em 16 áreas do Estado e estão classificados na grande
família lingüística Timbira. Timbiras é o nome que designa um conjunto de
povos, que falam da mesma variante. Dentre
várias tribos pertencente ao grupo Macro-jê estão os Krikati, com quem nos
detivemos melhor conhecimento.
OS
KRIKATIS ou pertencente ao grupo Krikatjê, que quer
dizer “aquele da aldeia grande”. denominação
esta que lhes é aplicada também pelos demais Timbiras. Seus vizinhos imediatos
os Pukopjê a eles se refere usando o designativo Pocatêgê que significa “os que dominam a baixada”.
LOCALIZAÇÃO: a tribo dos krikati, estão
localizado ao sul do Maranhão, entre as cidades de montes Altos e Sítio Novo.
Antes seu território era mais extenso abrangendo as cabeceiras do Rio Pindaré,
a Serra da desordem, o rio Lageado, o Rio Santana nas margem esquerda do rio
Tocantins, abrangendo as terra ocupadas pela cidade de Montes Altos e
Imperatriz.
SITUAÇÃO
ECONOMICA:
a
atividade comum dos Kirikati se classificaram bastante nos últimos anos, mas
ainda predomina: as atividades agrícolas, criação de gado e a produção de
artesanatos, a qual se utilizam de
vários materiais, como a embira, tala de buriti, de guarimã, palha de côco,
tucum sementes, dentre outros, com os quais confeccionam pacarás, urupemas,
cestos de vários tamanhos, colares, esteiras e outros; cargos público: professores
nas escolas indígenas e como agentes de saúde. Ainda na cultura Krikati, a
arte é muito presente através de desenhos “geométricos decorativos em peças” de
utilizo domestico de modo partícular nas cabaças ou cuias. Faz parte da cultura
dos Kricati o cultivo do “ algodão, tecem faixas para ser usadas em suas
festas, utilizam pinturas corporais feita com tinta de jenipapo e urucu.
Costumam se enfeitar com penas de aves colada diretamente na pele.
SITUAÇÃO POLITICA: Ao longo dos séculos uma das lutas do povo
Krikati foi a luta por suas terras. Os conflitos com os grandes fazendeiros e
latifundiários levou o deslocamento da tribo para
bem longe do seu território. É ainda no inicio do século XX com a frente de
expansão econômica, estradas, ferrovias. Linha elétrica etc. Povos inteiros
foram dizimados por consequência da colonização e escravidão imposta, como
também por epidemias de doenças infecciosas. Com a FUNAI criada em 1967 após a extinção do SPI,
passou a realizar serviços esporádicos de saúde e supervisão em alguma
comunidades indígenas,através de Equipes Volantes de Saúde.
SITUAÇÃO
RELIGIOSA: ha
algumas crenças presente na cultura religiosa que de qualquer forma manifesta
uma certa relação com os seres invisíveis através de elementos míticos como: o
mito do sol da lua, do fogo de animais como por exemplo: acreditam que na
assunção do homem aos céus pelos urubus.
Olá, equipe:
ResponderExcluirQual o título do Artigo Científico de vocês????
Quais as REFERÊNCIAS DESSE TRABALHO??????
Precisam sitematizar as ideias.(urgente)
Profª. Maria Laetitia
Mateus K'rvalho❤��������
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