quinta-feira, 14 de junho de 2012

INTRODUÇÃO


A presença dos povos indígenas no maranhão, é muito antes da chegada dos colonizadores em nossa região. No século XVII, na  região maranhense se encontravam pelo menos 250 mil índios de cerca de 30 etnias distintas, dessas somente algumas insistem em sobreviver como os Krikati, canelas Guajajárs káapor, Awa Guajá, que atualmente corre risco de instinção se a sociedade deixar ao acaso, o destino desses povos. Suas histórias são marcadas pela violência, fogem das ameaças constantes, da escassez intensa ou do preconceito. Na atualidade os povos indígenas são quase 30 mil índios, divididos em dois grandes grupos: que são os Tupi-Guarani e os Macro-jê. Os de tribo Tupi-Guarani: os Guajajaras, os Guajà, os Kaapor e os Tembé. Os de cultura MacroJè são: os Canelas, Apaniekra e Ramkokamekra, Krikati e Gavião, estes grupos estão espalhados em 16 áreas do Estado e estão classificados na grande família lingüística Timbira. Timbiras é o nome que designa um conjunto de povos, que falam da mesma variante. Dentre várias tribos pertencente ao grupo Macro-jê estão os Krikati, com quem nos detivemos melhor conhecimento.

OS KRIKATIS ou pertencente ao grupo Krikatjê, que quer dizer “aquele da aldeia grande”. denominação esta que lhes é aplicada também pelos demais Timbiras. Seus vizinhos imediatos os Pukopjê a eles se refere usando o designativo Pocatêgê que significa “os que dominam a baixada”.

LOCALIZAÇÃO: a tribo dos krikati, estão localizado ao sul do Maranhão, entre as cidades de montes Altos e Sítio Novo. Antes seu território era mais extenso abrangendo as cabeceiras do Rio Pindaré, a Serra da desordem, o rio Lageado, o Rio Santana nas margem esquerda do rio Tocantins, abrangendo as terra ocupadas pela cidade de Montes Altos e Imperatriz.

SITUAÇÃO ECONOMICA: a atividade comum dos Kirikati se classificaram bastante nos últimos anos, mas ainda predomina:  as atividades  agrícolas, criação de gado e a produção de artesanatos, a qual se utilizam  de vários materiais, como a embira, tala de buriti, de guarimã, palha de côco, tucum sementes, dentre outros, com os quais confeccionam pacarás, urupemas, cestos de vários tamanhos, colares, esteiras e outros; cargos público: professores nas escolas indígenas e como agentes de saúde. Ainda na cultura Krikati, a arte é muito presente através de desenhos “geométricos decorativos em peças” de utilizo domestico de modo partícular nas cabaças ou cuias. Faz parte da cultura dos Kricati o cultivo do “ algodão, tecem faixas para ser usadas em suas festas, utilizam pinturas corporais feita com tinta de jenipapo e urucu. Costumam se enfeitar com penas de aves colada diretamente na pele.


SITUAÇÃO POLITICA: Ao longo dos séculos uma das lutas do povo Krikati foi a luta por suas terras. Os conflitos com os grandes fazendeiros e latifundiários levou o deslocamento da tribo para bem longe do seu território. É ainda no inicio do século XX com a frente de expansão econômica, estradas, ferrovias. Linha elétrica etc. Povos inteiros foram dizimados por consequência da colonização e escravidão imposta, como também por epidemias de doenças infecciosas. Com a FUNAI criada em 1967 após a extinção do SPI, passou a realizar serviços esporádicos de saúde e supervisão em alguma comunidades indígenas,através de Equipes Volantes de Saúde.



SITUAÇÃO RELIGIOSA: ha algumas crenças presente na cultura religiosa que de qualquer forma manifesta uma certa relação com os seres invisíveis através de elementos míticos como: o mito do sol da lua, do fogo de animais como por exemplo: acreditam que na assunção do homem aos céus pelos urubus. 

2 comentários:

  1. Olá, equipe:

    Qual o título do Artigo Científico de vocês????

    Quais as REFERÊNCIAS DESSE TRABALHO??????

    Precisam sitematizar as ideias.(urgente)

    Profª. Maria Laetitia

    ResponderExcluir
  2. Mateus K'rvalho❤��������

    ResponderExcluir