A educação escolar indígena está delineada na Constituição de 1988,
nas leis nacionais e órgãos competentes, porém, de forma muito ampla,
percebe-se insuficiências e dificuldades em efetivar o que está previsto, como,
também, de atender as reais necessidades de cada etnia. Apesar da Constituição
brasileira e das legislações estaduais reconhecerem os direitos dos povos
indígenas, ainda há muito que se fazer na prática em relação a todas as etnias
de culturas diferentes. Não basta a lei prever ou garantir a posse dos
territórios, de educação, de direitos à saúde, entre outros, mas é preciso
ações que concretizem o que é dito e de direito. O desafio é construir uma
educação escolar que respeite os valores éticos indígenas, a dignidade da
criança e trate-a com compreensão e ajuda construtiva. Os povos indígenas precisam ser conhecidos,
respeitados e compreendidos em sua lógica cultural e educacional, pois precisam
dominar as ferramentas do mundo moderno para melhor dialogar e ocupar o espaço
que lhe é de direito. Durante a análise da disciplina Educação Indígena, diante de
tudo que foi trabalhado, com a exposição da nossa feira, concluir que foi muito
produtivo para minha formação enquanto pessoa e educadora. Hoje, vejo os índios
de outra forma, tenho uma visão totalmente ampliada, aprendir a valorizar essa
cultura rica e bonita.
Olá, querida:
ResponderExcluirPercebemos o quanto foi importante esse trabalho para todos que fazem parte desse processo.
Forte abraço!!!
Profª. Maria Laetitia