quinta-feira, 14 de junho de 2012

Considerações Finais de Silmara Sousa Froz


A educação escolar indígena está delineada na Constituição de 1988, nas leis nacionais e órgãos competentes, porém, de forma muito ampla, percebe-se insuficiências e dificuldades em efetivar o que está previsto, como, também, de atender as reais necessidades de cada etnia. Apesar da Constituição brasileira e das legislações estaduais reconhecerem os direitos dos povos indígenas, ainda há muito que se fazer na prática em relação a todas as etnias de culturas diferentes. Não basta a lei prever ou garantir a posse dos territórios, de educação, de direitos à saúde, entre outros, mas é preciso ações que concretizem o que é dito e de direito. O desafio é construir uma educação escolar que respeite os valores éticos indígenas, a dignidade da criança e trate-a com compreensão e ajuda construtiva.  Os povos indígenas precisam ser conhecidos, respeitados e compreendidos em sua lógica cultural e educacional, pois precisam dominar as ferramentas do mundo moderno para melhor dialogar e ocupar o espaço que lhe é de direito.  Durante a análise da disciplina Educação Indígena, diante de tudo que foi trabalhado, com a exposição da nossa feira, concluir que foi muito produtivo para minha formação enquanto pessoa e educadora. Hoje, vejo os índios de outra forma, tenho uma visão totalmente ampliada, aprendir a valorizar essa cultura rica e bonita.

Um comentário:

  1. Olá, querida:

    Percebemos o quanto foi importante esse trabalho para todos que fazem parte desse processo.

    Forte abraço!!!

    Profª. Maria Laetitia

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